O câncer de pele é o tipo com maior número de casos no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos descobertos no país. Tem grandes chances de cura se for detectado precocemente, por isso a importância do autoexame e de visitas regulares ao médico.
A doença atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos, de pele clara, com cabelos loiros ou ruivos. É causado principalmente pela exposição aos raios ultravioleta do sol. Aumentam os riscos do aparecimento da doença a exposição à radiação e a agentes químicos como o arsênico. Por isso, as pessoas com maior risco de apresentar esse tipo de câncer são aquelas que trabalham sob o sol.
COMO PREVENIR
- Use filtro solar sempre que for se expor ao sol.
- Proteja-se com boné, guarda-sol e, para quem trabalha sob o sol, com chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
- Evite bronzeamento artificial.
- Faça o autoexame e fique atento a lesões que coçam, sangram ou mudam de forma.
EXAME PREVENTIVO
Você deve visitar o dermatologista sempre que tiver alguma pinta ou mancha suspeita. Para isso, é importante fazer o autoexame da pele, seguindo estes passos:
- Em frente a um espelho, levante os braços e examine seu corpo de frente, costas e lados.
- Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas.
- Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas e a região genital.
- Sente e examine a planta e o peito dos pés e entre os dedos.
- Use um espelho de mão para examinar o couro cabeludo, pescoço e orelhas.
- Examine costas e nádegas.
Procure um médico caso encontre feridas que demorem mais de quatro semanas para cicatrizar, sinais que mudam de cor, forma ou tamanho, manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram.
TRATAMENTO
O tratamento do câncer de pele dependerá do estágio da doença. O mais indicado é a cirurgia, porém, casos de pequena extensão podem ser tratados até mesmo com remédios tópicos (pomadas). Em alguns casos, são indicadas radioterapia e quimioterapia.
Entre contato conosco e saiba como.