O planejamento e organização de missões, contempla prospecções de parcerias, conhecimento de novas tecnologias, visitas à feiras setoriais e multisetoriais, visitas técnicas à instituições de pesquisa e empresas referência em tecnologia além da realização de encontros de negócios e capacitações.
As delegações de empresários participantes de missões, tem a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre as mais recentes tendências dos mercados nacional e internacional, realizar a transferência de novas tecnologias, participar de capacitações técnicas e em gestão e apresentar seu produto ao mercado externo.
A participação de técnicos e especialistas do Sistema Fiep nas missões internacionais traz a atualização tecnológica necessária à prestação de serviços para a industria e a melhoria nos processos de formação profissional e educação formal.
Um dos maiores benefícios de uma missão em relação a uma viagem individual é a possibilidade de compartilhar experiências e ter o apoio de uma entidade reconhecida internacionalmente, o que certamente abre as portas para as melhores instituições no mundo.
A Missão teve como objetivo propiciar às empresas participantes oportunidades para viabilização
de negócios através de agendas customizadas durante à feira, conhecimento das tendências internacionais
de mercado, contato com novas tecnologias, hábitos de consumo, normas e padrões regulatórios, processo
de internacionalização bem como prover informações sobre formas de acesso para a exportação
de produtos brasileiros ao Paraguai.
Esta ação beneficiou as empresas brasileiras dos seguintes setores:
moda (vestuário, underwear, calçados, acessórios e bijuterias), alimentos e bebidas, cosméticos.
Mais informações sobre a feira Expo Paraguai, através do site: expo.org.py
A Feira GlobalConnect tem como foco a internacionalização de empresas interessadas em estabelecer negócios
ou desenvolver parcerias com o mercado alemão. O evento contempla a feira comercial e o congresso que conta com mais
de 100 apresentações sobre melhores práticas de negócios, discussões sobre o mercado internacional,
oportunidades de investimento, entre outros temas. Além disso, os participantes podem agendar reuniões individuais
com mais de 40 instituições, como câmaras de comércio, entidades representativas, consultorias
privadas, prestadores de serviço em comércio exterior e empresas.
A participação do
Sistema Fiep e parceiros (SINFOR e APD) teve como objetivo atrair investimentos e promover parcerias para o estado do Paraná,
especialmente para os setores contemplados na feira: automobilístico, metal mecânico, energia e sustentabilidade,
construção e infraestrutura e por fim, o setor de TIC, dado o interesse apresentado pelo governo do Paraná
em desenvolver este setor. Desta forma, além da participação na Feira nos dias 26 e 27 de Outubro
também foram realizadas agendas paralelas com visitas técnicas e institucionais nos dias 24 e 25 e uma agenda
de fechamento com nosso parceiro local, Ministério de Economia de Baden Wurttemberg no dia 28 de Outubro.
A missão empresarial, de caráter prospectivo, reuniu 31 empresas e 43 empresários brasileiros de 7
estados, dos seguintes setores: agroalimentar, alimentos e bebidas processados, máquinas e equipamentos, maquinário
agrícola, materiais de construção e cerâmica, materiais elétricos, móveis, eletrodomésticos,
químico, cosméticos, trading, serviços de logística e transporte, e turismo.
A ação
teve como objetivos promover a exportação de produtos e marcas brasileiras em Cuba; conhecer e prospectar in
loco tendências de mercado, preferências dos consumidores, oportunidades para inserção de produtos
brasileiros e formas de acesso ao mercado cubano; e prospectar oportunidades de investimentos no país, sobretudo no
âmbito da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel.