Quem doa sangue está de bem com a vida

O Sistema Fiep agradece seu interesse em se tornar um doador. A seguir você encontra respostas para as dúvidas mais freqüentes relacionadas à doação de sangue. Para acessar uma lista completa de postos de coleta da Hemepar no Paraná, clique aqui.

Quem pode doar sangue?
Se você tem entre 18 e 65 anos, possui mais de 50 quilos e é uma pessoa saudável, você pode ser um doador.

É preciso tomar algum cuidado antes da doação?
Sim. Você precisa ter dormido ao menos seis horas na noite anterior à doação. Procure alimentar-se normalmente e não tome bebidas alcoólicas no período de quatro horas antes da doação.

Quem não pode doar sangue?
Alcoolistas e portadores de doenças infecciosas, como HIV, Chagas e Hepatite.

Quem não pode doar sangue temporariamente?

- Quem teve gripe ou febre nos últimos dias;
- Quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses;
- Quem teve malária nos últimos três anos;
- Quem passou por cirurgia de grande porte nos últimos seis meses;
- Gestantes ou lactantes;
- Quem colocou piercing ou fez tatuagem há menos de um ano.

É verdade que doador de sangue paga meia entrada?
Sim. A lei estadual nº 13964 concede a meia entrada em cinemas, teatros, shows e em outros eventos culturais. Para garantir o desconto, basta apresentar a carteirinha de doador, que você recebe em casa alguns dias após a coleta. 

Ao doar sangue, sou obrigado a me cadastrar como doador de medula óssea?
Não. A doação de sangue não está vinculada à doação de medula. Você pode optar por fazer o cadastro de doador de medula no momento da sua doação de sangue. Neste caso, também será retirada uma pequena amostra do seu sangue para realizar o exame de histocompatibilidade.

Como é feita a doação de sangue?
Ao comparecer ao posto de coleta, você deverá inicialmente preencher um cadastro com seus dados pessoais. Um médico ou uma enfermeira fará uma avaliação clínica para detectar se você tem algum problema de saúde. Também será realizado um teste de triagem para anemia. Em seguida, você deverá responder a uma pesquisa confidencial, para identificar se a doação pode trazer riscos para você ou para o receptor. Durante a coleta, serão retirados cerca de 450 ml de sangue. O material utilizado é totalmente descartável e estéril. Após a coleta, você receberá uma lanche para ajudar seu corpo na recuperação.

Quem pode doar medula óssea?
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com bom estado de saúde.

Como é feita a doação de medula?
Após preencher um cadastro, será retirada uma amostra de 5 ml do seu sangue. Esse procedimento é necessário para realizar o exame de histocompatibilidade, durante o qual serão identificadas as suas características genéticas. Seus dados serão cruzados constantemente com os dados de possíveis doadores. Caso a compatibilidade seja identificada, você passará por novos exames e poderá confirmar mais uma vez se deseja realizar a doação. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia geral ou peridural, e requer internação por ao menos 24 horas.