Sesi e Senai: transformando realidades

O Brasil vive um novo momento. Juntos, governo e sociedade têm uma grande oportunidade de reverter o quadro de pessimismo que se instalou no país nos últimos anos. Nesse cenário, as instituições que compõem o Sistema S - incluindo Sesi e Senai - podem dar importante contribuição, assim como já têm feito há mais de sete décadas.

Essas instituições prestam um serviço inestimável para milhares de empresas, de todos os portes. No caso da indústria, o Sesi e o Senai no Paraná acompanham a evolução do setor e, com a força do seu corpo técnico, conseguem trazer resultados concretos para a competitividade. São diversos produtos e serviços ofertados, buscando soluções para atender às exigências da nova revolução industrial.

Investimentos

Para que esses resultados se tornem mais efetivos, altos investimentos têm sido realizados, ampliando a oferta de cursos e serviços, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação. Um dos principais projetos nesse sentido foi a implantação de uma rede que conta com sete Institutos Senai de Tecnologia (ISTs) e dois Institutos Senai de Inovação (ISIs), espalhada por todo o Paraná, atendendo à diversidade industrial do Estado. Essas estruturas e seus especialistas prestam consultorias e desenvolvem pesquisas em parceria com empresas de vários setores.

Poder transformador

Todo esse trabalho transforma a realidade de muitas indústrias, ao torna-las mais produtivas e competitivas. Porém, tão importante quanto esse resultado, que se reflete na geração de mais empregos e renda, é o poder transformador que essas instituições têm na vida das pessoas.

Como, por exemplo, transformaram a vida de um jovem que perdeu a visão aos 16 anos e foi acolhido pelo Colégio Sesi e pelo Senai. Com a ajuda dos professores e colegas de curso, ele desenvolveu uma luva-guia que, por meio de sensores, ajuda deficientes visuais a evitar obstáculos.

Assim como esse, são inúmeros os casos de jovens que tiveram suas vidas transformadas pelo Sesi e pelo Senai. Histórias que comprovam que essas instituições devolvem para a sociedade a contribuição obrigatória incidente sobre a folha de pagamento das indústrias. Principalmente ao se levar em conta que a maior parte das receitas é aplicada em cursos e serviços gratuitos.

Durante décadas, esse Sistema tem funcionado e melhorado a vida das comunidades e beneficiado trabalhadores e suas famílias. Porque não há nada mais gratificante para os pais do que verem seus filhos se profissionalizando e sendo capacitados para competirem no mercado de trabalho formal ou despertando para o mundo do empreendedorismo. E assim a vida se multiplica e o Senai e o Sesi participam.


Confira alguns números da atuação de Sesi e Senai no Paraná em 2018:

  • 64 estruturas físicas em regiões estratégicas

  • 71 unidades móveis + 12 escolas móveis

  • 7 Institutos Senai de Tecnologia (ISTs)

  • 2 Institutos Senai de Inovação (ISIs)

  • 1 Centro Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade

  • 1 Centro de Tecnologia de Veículos Híbridos e Elétricos

  • Mais de 176 mil matrículas no Sesi e Senai em cursos da educação básica à superior, do profissionalizante à educação continuada

  • 14.385 empresas contrataram os serviços de Sesi e Senai

  • 125 mil horas de consultoria em inovação e tecnologia

  • 100 mil espectadores assistiram os eventos culturais do Sesi

  • Mais de 32 mil exames de prevenção ao câncer

  • 62 mil procedimentos odontológicos com valores subsidiados pelo Cartão Sesi

  • Mais de 726 mil exames em Auxílio Diagnóstico

  • Mais de 220 mil trabalhadores atendidos em Programas de Segurança e Saúde no Trabalho.