O Sistema Fiep oferece diversos serviços gratuitos voltados à qualificação e à inclusão, que preparam para o mercado de trabalho com a credibilidade e a experiência Sesi e Senai.
Benefícios
- Desenvolvimento social e econômico;
- Estímulo à educação, sustentabilidade, qualidade de vida e cidadania.
EDUCAÇÃO 4.0
Encontros semanais, no contraturno escolar, para o uso cotidiano da Matemática, Comunicação e Expressão e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
EJA
A Educação de Jovens e Adultos do Sesi no Paraná é a oportunidade para a comunidade local e funcionários da indústria concluírem o Ensino Fundamental ou Médio em uma instituição de qualidade.
- Ensino Fundamental - Direcionado aos jovens com 18 anos ou mais que não conseguiram completar o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O tempo médio de conclusão é de dois anos. Durante esse período serão cursadas as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História e Geografia.
- Perfil dos estudantes: A partir de 18 anos, que desejam concluir o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.
- Ensino Médio - Direcionado aos jovens com 18 anos ou mais que desejam retomar os estudos a partir do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano). Para se matricular, o aluno precisa ter concluído o Ensino Fundamental. O tempo de conclusão é inferior ao regular e varia conforme a quantidade de disciplinas a serem cursadas, bem como dedicação e disponibilidade de tempo do aluno. Nessa etapa, as matérias cursadas são: História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Ciências, Matemática, Química e Física.
- Perfil dos estudantes: A partir de 18 anos, que desejam concluir o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.
Como funciona?
Trabalhadores das indústrias, dependentes e comunidade procuram as unidades do Sesi. Para as matrículas é necessário apresentar: cópia do RG e CPF, cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia do comprovante de residência e histórico original escolar do Ensino Fundamental I ou Ensino Fundamental II.
Mais informações:
- https://www.sistemafiep.org.br/eja/paravoce/eja-ead-6-33589-367917.shtml
- https://www.sistemafiep.org.br/eja/paravoce/eja-ead-6-33589-367917.shtml
VEM QUE VAI
- Preparação para o mundo do trabalho - Um programa de capacitação, buscando desenvolver nos jovens um conjunto de competências básicas e específicas, compatíveis com os paradigmas das empresas, possibilitando seu crescimento pessoal e profissional, a fim de promover sua inserção, com qualidade, no mundo do trabalho.
- Perfil dos estudantes: Pessoas com escolaridade a partir do Ensino Fundamental II, que desejam ingressar no mundo do trabalho.
- Qualificação - Preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho (primeiro emprego ou mesmo reinserção). O curso contempla duas unidades curriculares: a formação cidadã, que envolve soft skills, e a outra unidade curricular com a formação profissional.
- Obs: a oferta de cursos profissionalizantes varia de acordo com cada unidade. Verifique na unidade Senai mais próxima quais são as oportunidades.
- Perfil dos estudantes: Pessoas com escolaridade a partir do Ensino Fundamental II, que desejam ingressar no mundo do trabalho.
- Aprendizagem Industrial - Com o objetivo de investir na formação de jovens de 14 a 24 anos (no caso de PcD não há limite de idade) que possam iniciar uma carreira e contribuir para a produtividade e evolução da indústria, empresas podem indicar jovens para serem capacitados por meio dos cursos de Aprendizagem Industrial do Senai. A contratação de aprendizes é obrigatória para médias e grandes empresas e, além de contribuir para proporcionar o primeiro contato dos jovens com o trabalho, a formação técnico-profissional amplia as possibilidades de carreira e torna mais promissor o futuro da nova geração.
- Perfil dos estudantes: Pessoas com escolaridade a partir do Ensino Fundamental II, que desejam ingressar no mundo do trabalho.
QUALIFICAÇÃO
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
PROGRAMAS SOCIAIS
- Programa ViraVida- Preparar adolescentes e jovens, de 15 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, a fim de garantir direitos fundamentais por meio da educação profissional e inserção no mundo do trabalho como jovem aprendiz.
- Programa Jovens Negros e Negras no Mundo do Trabalho- Proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens negros e negras, oportunizando a garantia de direitos, empoderamento, a profissionalização, inserção e ascensão no mercado de trabalho.
VIRA VIDA
JOVENS NEGROS E NEGRAS NO MERCADO DE TRABALHO
Todas as iniciativas de Gratuidade visam melhorar a vida das pessoas e fortalecer as indústrias paranaenses, democratizando o acesso à educação e à direitos fundamentais.