Fiep 65 anos
Fiep 65 anos

Fiep
65 anos

A exposição dos 65 anos da Fiep em 2009, teve por objetivo apresentar a história dos 9 sindicatos fundados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Assim, cada um dos 9 sindicatos fundadores foi convidado a montar uma exposição para representar a participação do sindicato na história. 

A homenagem aos nove Sindicatos Fundadores da Fiep foi realizada no dia 17 de agosto de 2009 no Campus da Indústria, como parte das comemorações do Aniversário da Fiep.  

A exposição em comemoração aos 65 anos da Fiep em 2009, teve por objetivo apresentar a história dos nove sindicatos fundadores da Federação das Indústrias do Estado do Paraná: Sindicato das Indústrias da Madeira do Estado do Paraná; Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná; Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná; Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná; Sindicato da Indústria de Alfaiatarias do Estado do Paraná; Sindicato das Indústrias de Lacticínios e Produtos Derivados do Paraná; Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná; Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná; Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná. 

Em 4 de dezembro de 1943 reuniu-se a Diretoria para tratar do pedido de reconhecimento da nova agremiação. De acordo com o Decreto-lei n°2381 de 9 de julho de 1940, e também compareceram, além de todos os integrantes da Diretoria, os delegados credenciados dos Sindicatos das diversas categorias industriais até aquele momento inscritos na nova Federação: 

  • Ivo Leão e Manoel Francisco Correa, pelo Sindicato das Indústrias do Mate; 
  • Luiz Alberto Langer e Ruy Itiberê da Cunha, pelo Sindicato da Indústria da Extração da Madeira; 
  • Heitor Stockler de França e Afonso João Haupt, pelo Sindicato das Indústrias Gráficas; 
  • José Grassi e Luiz Marcassa, pelo Sindicato da Indústria de Cacau e Balas; 
  • Rodolfo Senff Júnior e Arnaldo Paulo Lipmann, pelo Sindicato da Indústria de Panificação; 
  • Aquiles Muggiati e Rodolfo Mader, pelo Sindicato da Indústria de Artefatos de Couro; 
  • Domingos Lass e Teófilo Klamas, pelo Sindicato da Indústria de Laticínios e Derivados; 
  • Júlio C. Moura e Torquato Sacheli, pelo Sindicato da Indústria de Alfaiataria. 

Somente em 18 de agosto de 1944 foi assinada a Carta Sindical no Ministério do Trabalho, fundando a Federação das Indústrias do Estado do Paraná.     

Assim, cada um dos sindicatos foi convidado a montar em 2009, uma exposição para demonstrar a participação na história e no desenvolvimento da indústria e do Sistema Fiep.