O Centro
O Centro

Preservando nossa história
para um futuro melhor

Espaço Físico

Centro de Memória da Indústria
Cláudio Petrycoski

O espaço físico do Centro de Memória da Indústria foi inaugurado nas comemorações dos 80 anos da Fiep e fica localizado no Campus da Indústria (Avenida Comendador Franco 1341, Curitiba). 

Celebra a rica história da indústria sob a liderança do Sistema Fiep e homenageia o Sr. Claudio Petrycoski, empresário de sucesso, à frente da empresa Atlas Eletrodomésticos, líder e referência em fogões no país, oportunizou a geração de milhares de empregos, além de diversos benefícios sociais para comunidade local com um grande legado voltado ao Sudoeste do Paraná, representado por inúmeros projetos sociais, culturais e esportivos.

 Esta iniciativa, realizada durante a gestão da Diretoria 2023/27, reforça o compromisso contínuo com a preservação e valorização das diversas manifestações artísticas que enriquecem nossa cultura. 

Um ponto de encontro para o conhecimento e a inspiração, conectando as futuras gerações ao legado industrial e criativo que nos define.

Tour virtual

Faça um tour virtual pelo
Centro de Memória da Indústria
Cláudio Petrycoski

Conheça toda a nossa estrutura

Quem foi Cláudio Petrycoski?

Cláudio Petrycoski, nascido em 11 de julho de 1949, foi um empresário bem-sucedido e um líder comunitário proeminente no Sudoeste do Paraná. Filho de Theóphilo e Maria Luísa Petrycoski, ele deixou um grande legado através de projetos sociais, culturais e esportivos. 

À frente da Atlas Eletrodomésticos, uma empresa líder em fogões no Brasil, Cláudio gerou milhares de empregos e promoveu benefícios sociais para a comunidade local. Desde 1995, atuou como vice-presidente da Fiep, onde também foi presidente interino, e teve destacada participação em diversas entidades como Sindmetal Sudoeste, IRDES e a Agência de Desenvolvimento do Sudoeste.

Cláudio liderou a criação do Observatório Social em Pato Branco e desenvolveu o projeto "Sudoeste 2030" para a AMSOP. Em reconhecimento ao seu trabalho comunitário, recebeu vários títulos importantes, incluindo Cidadão Benemérito do Paraná e Cidadão Honorário de várias cidades.

Entre suas muitas honrarias, destacam-se o "Prêmio Excelência Empresarial" da Associação Comercial e Industrial do Paraná em 1994, a Medalha de Mérito Industrial do Sistema Fiep em 2001, o Troféu Empresarial do Fórum Nacional de Líderes Empresariais em 2002, a Medalha do Mérito Industrial Nacional da CNI em 2004 e a Láurea Honra ao Mérito da Fiep em 2011.

Cláudio Petrycoski é lembrado como uma pessoa simples, determinada, idealista e com um grande coração, sempre voltado para a evolução humana e as boas causas, despertando admiração por onde passava.  

O Centro

A memória das instituições é composta pelas contribuições de cada um de nós e pelo impacto positivo que geramos através do nosso trabalho. 

Nosso objetivo é destacar para a comunidade paranaense, especialmente para o empresariado, a relevância e o valor das ações realizadas até hoje pelas Entidades do Sistema Fiep, que buscam constantemente melhores condições econômicas e sociais para os trabalhadores. 

Na década de 1970, o Sesi PR foi a primeira entidade a criar um espaço dedicado à preservação de sua memória. Este espaço estava localizado na Biblioteca Dr. Milton Ferreira do Amaral, na Avenida Cândido de Abreu, 200, térreo, em Curitiba, Paraná.

Na década de 1980, o Senai armazenava seu material de forma assistemática, em um grande armário na área de Educação Tecnológica, na Rua Chile, 1678, em Curitiba, Paraná. 

Para integrar os dados históricos dessas instituições, além da Fiep e do IEL, foi criado o Centro de Memória da Indústria que visa preservar a história das Entidades do Sistema Fiep, resgatando dados importantes e conscientizando sobre a importância de salvaguardar essa memória. 

Nosso objetivo:

  • Criar e manter um espaço adequado para o Centro de Memória da Indústria
  • Centralizar material bibliográfico e multimídia que contribua para a história do Sistema Fiep, facilitando o acesso à informação
  • Preservar o acervo, zelando por seu conteúdo e aspecto físico
  • Canalizar permanentemente todo o material de interesse para o Centro de Memória, evitando extravios
  • Disponibilizar dados históricos atualizados para clientes internos e externos através da informatização