IEL
IEL

IEL - Instituto Euvaldo
Lodi do Paraná

Conheça o IEL

Inovação e Capacitação para a Indústria Paranaense

O Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (IEL/PR), criado em 21 de agosto de 1969 pelo Presidente da Fiep, Mário de Mari, tem como missão promover o aperfeiçoamento da gestão, a capacitação empresarial e a interação entre empresas e centros de conhecimento. Foi fundado para estimular a cooperação entre universidades e indústrias, transformando o conhecimento acadêmico em novas fontes de desenvolvimento para o setor industrial do Paraná. Desde sua criação pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 29 de janeiro de 1969, o IEL tem se dedicado a aproximar estudantes das linhas de montagem por meio de estágios supervisionados e, a partir dos anos 1990, diversificou suas atividades para enfrentar a concorrência externa e a defasagem tecnológica da indústria brasileira.

Atualmente, o IEL promove o desenvolvimento da indústria paranaense oferecendo formação executiva e desenvolvendo programas de gestão de talentos focados em estágio e trainee. Além disso, por meio de serviços de inovação, o IEL atua com expertise e metodologias voltadas para soluções práticas que beneficiam as indústrias.

Quem foi Euvaldo Lodi?

Primeiro Presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Euvaldo Lodi foi um industrial competente e um político hábil. Nascido em Ouro Preto, em 9 de março de 1896, formou-se na Escola de Minas e Metalurgia em 1920. Fundou uma usina siderúrgica em Caeté e dirigiu várias empresas dos ramos siderúrgico, metalúrgico e têxtil.

Ainda jovem, na década de 1920, tornou-se Presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora. Na década seguinte, já no Rio de Janeiro, integrou o Conselho Diretor da Federação Industrial do Rio de Janeiro. Nesse período, dedicou-se, ao lado de Horácio Lafer, Roberto Simonsen e Vicente Galiez, à organização de sindicatos patronais em todo o país em nome do Centro Industrial do Brasil – CIB, o embrião da CNI.

Participou dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, para a qual foi eleito como um dos 17 representantes dos empregadores a partir de novembro de 1933. Fundador da CNI, Serviço Social da Indústria – Sesi e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, na década de 1940, Lodi elegeu-se deputado federal em 1947. Ocupou a presidência da CNI até 1954, quando retornou ao Congresso Nacional como Deputado por Minas Gerais. Morreu em 1956, em acidente automobilístico.

Galeria
do IEL

Explore nossa galeria para reviver momentos importantes através de fotos e vídeos que contam nossa história!

Ver outras casas

Conheça as casas que impulsionam o Sistema Fiep