IEL - Instituto Euvaldo
Lodi do Paraná
Conheça o IEL
Inovação e Capacitação para a Indústria Paranaense
O Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (IEL/PR), criado em 21 de agosto de 1969 pelo Presidente da Fiep, Mário de Mari, tem como missão promover o aperfeiçoamento da gestão, a capacitação empresarial e a interação entre empresas e centros de conhecimento. Foi fundado para estimular a cooperação entre universidades e indústrias, transformando o conhecimento acadêmico em novas fontes de desenvolvimento para o setor industrial do Paraná. Desde sua criação pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 29 de janeiro de 1969, o IEL tem se dedicado a aproximar estudantes das linhas de montagem por meio de estágios supervisionados e, a partir dos anos 1990, diversificou suas atividades para enfrentar a concorrência externa e a defasagem tecnológica da indústria brasileira.
Atualmente, o IEL promove o desenvolvimento da indústria paranaense oferecendo formação executiva e desenvolvendo programas de gestão de talentos focados em estágio e trainee. Além disso, por meio de serviços de inovação, o IEL atua com expertise e metodologias voltadas para soluções práticas que beneficiam as indústrias.
Quem foi Euvaldo Lodi?
Primeiro Presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Euvaldo Lodi foi um industrial competente e um político hábil. Nascido em Ouro Preto, em 9 de março de 1896, formou-se na Escola de Minas e Metalurgia em 1920. Fundou uma usina siderúrgica em Caeté e dirigiu várias empresas dos ramos siderúrgico, metalúrgico e têxtil.
Ainda jovem, na década de 1920, tornou-se Presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora. Na década seguinte, já no Rio de Janeiro, integrou o Conselho Diretor da Federação Industrial do Rio de Janeiro. Nesse período, dedicou-se, ao lado de Horácio Lafer, Roberto Simonsen e Vicente Galiez, à organização de sindicatos patronais em todo o país em nome do Centro Industrial do Brasil – CIB, o embrião da CNI.
Participou dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, para a qual foi eleito como um dos 17 representantes dos empregadores a partir de novembro de 1933. Fundador da CNI, Serviço Social da Indústria – Sesi e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, na década de 1940, Lodi elegeu-se deputado federal em 1947. Ocupou a presidência da CNI até 1954, quando retornou ao Congresso Nacional como Deputado por Minas Gerais. Morreu em 1956, em acidente automobilístico.
Ver outras casas
Conheça as casas que impulsionam o Sistema Fiep