BLOG

Explorando os cinco sentidos: 5 ideias de atividades sensoriais para crianças em férias escolares

Explorando os cinco sentidos: 5 ideias de atividades sensoriais para crianças em férias escolares

O recesso escolar é o momento perfeito para estimular a criatividade e o desenvolvimento infantil com atividades divertidas, estimulantes e envolventes.


As férias escolares são um momento de diversão, descanso e aprendizado! Porém, é também uma época desafiadora para os pais, que precisam adaptar suas rotinas para atender às necessidades das crianças, precisando achar formas de mantê-las entretidas.

Para aproveitar o tempo livre dos pequenos de forma criativa e estimulante, as atividades sensoriais podem ser excelentes aliadas. Elas envolvem os cinco sentidos — visão, audição, tato, olfato e paladar — e ajudam no desenvolvimento cognitivo, motor e social dos pequenos.

De acordo com especialistas, as experiências sensoriais têm papel fundamental no desenvolvimento infantil, pois ajudam as crianças a processar informações do mundo ao seu redor, aprimorando habilidades essenciais. Um artigo da Jesmond Community Preschool destaca que esses tipos de atividades são particularmente valiosas para crianças neurodivergentes, pois promove inclusão, criatividade e concentração.

Além disso, são perfeitas para incentivar a exploração, a imaginação e até o relaxamento durante os dias em casa.

Confira 5 dicas para atividades divertidas com os pequenos durante as férias escolares

  1. Caixa sensorial 

Uma atividade clássica fácil de preparar. Use caixas ou bacias e preencha com areia, arroz, folhas secas ou gelatina — deixe sua imaginação te guiar! 
Depois disso, as crianças podem ficar livres para explorar com as mãos e tentar adivinhar o que tem dentro da caixa. Essa brincadeira estimula o tato e ativa o senso de curiosidade, promovendo o desenvolvimento motor. 

  1. Massinha de modelar caseira 

Além de ser uma excelente atividade manual, preparar a massinha em casa é fácil e uma forma de envolver as crianças no processo. 
Para fazê-la de uma forma rápida e segura, use farinha, sal, água e óleo como base da massinha. Vale também adicionar corantes e aromas naturais para estimular ainda mais a visão e o olfato. 

  1. Caça ao tesouro 

Organize um jogo onde as crianças precisam esconder objetos umas das outras. Aqui, utilizar brinquedos com texturas, cheiros ou sons diferentes, pode estimular e facilitar para os pequenos. 
Essa é uma excelente forma de gastar energia que estimula o movimento, a criatividade e, claro, torna as férias mais ativas. 

  1. Brincadeiras com água 

Água é sempre um sucesso nas férias — ainda mais no verão! 
Crie atividades com esponjas, potes, corantes e brinquedos para explorar temperaturas, cores e texturas. Segundo o Grupo Treini, brincadeiras com água são especialmente inclusivas e beneficiam crianças de todas as idades e com diferentes habilidades. 

  1. Oficina de aromas e sabores 

Prepare uma sessão de experimentação sensorial com frutas, temperos e outros alimentos. Isso estimula o paladar e o olfato, pedindo que as crianças adivinhem os ingredientes vendadas. 
É também uma ótima opção para incluir novos alimentos na dieta dos seus filhos, pois utiliza a curiosidade deles para experimentar coisas novas.

Aprendendo por meio dos sentidos

Ao proporcionar atividades sensoriais, os pais e educadores oferecem às crianças a oportunidade de experimentar o mundo com mais atenção e empolgação. Brincadeiras simples e acessíveis são capazes de desenvolver habilidades motoras, cognitivas e emocionais, além de reforçarem os laços familiares e promoverem momentos especiais durante as férias.

Então, que tal separar os materiais, preparar um espaço seguro e embarcar nessas aventuras com os pequenos? Afinal, aprender pode ser tão divertido quanto brincar!


O Centro de Esportes e Educação é fruto da parceria entre o Sesi e a Petrobras, beneficiando 240 alunos em Araucária e Campo Largo. Saiba mais sobre essa iniciativa.

Execução:
Parceria: