BLOG

Aprendendo Alimentação Saudável no Horto de Campo Largo

Aprendendo Alimentação Saudável no Horto de Campo Largo

De onde vem o que a gente come? No Horto Municipal de Campo Largo, crianças aprenderam sobre o cultivo de alimentos e a importância de uma alimentação fresquinha e saudável.


Imagine um dia lindo, o sol brilhando, os pássaros cantando e uma brisa gostosa soprando entre as folhas. De repente, um grupo animado de crianças chega com suas mochilas a esse lugar cheio de verde. Não é um sonho, é turma do Centro de Esporte e Educação, projeto em parceria entre o Sesi e a Petrobras, pronta para explorar o Horto Municipal de Campo Largo na oficina Além dos Muros!

 Alunos do Centro de Esporte e Educação em Campo Largo

 

Aprendendo sobre Alimentação Saudável

Muito mais que um passeio, a visita faz parte do tema gerador "Alimentação Saudável", que ensina a garotada sobre a importância de uma alimentação natural, variada e colorida, mostrando que é possível, sim, plantar e colher alimentos fresquinhos na cidade.

 

Sair da sala de aula e respirar ar puro já seria incrível, mas a experiência foi além. No Horto, as crianças descobriram um mundo cheio de árvores enormes, bichinhos diferentes e aprenderam como o cultivo de hortaliças, legumes e verduras abastece a cidade.

 

“É uma satisfação mostrar um pouco do trabalho do Horto, que é possível ter uma produção no ambiente urbano”, conta Homero Amaral Cidade Junior, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Campo Largo.

 

Para o engenheiro, o Horto funciona como um modelo: “o objetivo é ser uma vitrine, para mostrar as boas práticas de produção agrícola que podem ser adaptadas para o ambiente urbano”. A criançada ficou encantada ao ver de pertinho como os alimentos que chegam à mesa são cultivados. “Conhecer essas plantas, que às vezes ainda não são comuns no cardápio deles, sensibiliza as crianças em relação a uma alimentação saudável”, completa Homero.

 

A ideia é incentivar o plantio em casa, para que as pessoas tenham acesso a alimentos orgânicos e naturais. “No Horto, a gente pretende ter uma coleção de espécies de cultivo dos mais variados, que se adaptam ao clima de Campo Largo, para que as pessoas possam começar a ter essa produção para o consumo próprio”, finaliza.

 

A energia contagiante da garotada, o verde exuberante do Horto e a lição de que a natureza está mais perto do que imaginamos tornaram esse dia inesquecível.

 

 


O Centro de Esportes e Educação é fruto da parceria entre o Sesi e a Petrobras, beneficiando 240 alunos em Araucária e Campo Largo. Saiba mais sobre essa iniciativa.

Execução:
Parceria: