BLOG
O que é Tema Gerador? Conheça essa Estratégia de Ensino
Entenda como o Tema Gerador conecta disciplinas e desenvolve o pensamento crítico dos alunos do Centro de Esporte e Educação.
A infância é um período de intensa descoberta e aprendizado para nossos filhos. Cada descoberta é uma aventura, e cada aprendizado, uma nova conquista. No entanto, pode ser desafiador conectar todas essas informações de forma abrangente na educação dos pequenos.
É aqui que entra o Tema Gerador, uma estratégia pedagógica cada vez mais valorizada na educação das crianças. “O Tema Gerador faz muita diferença no processo de aprendizagem, especialmente para as crianças”, afirma Raquel Kaufmann Milani, orientadora pedagógica do Centro de Esporte e Educação.
Os temas geradores são assuntos ou problemas centrais que orientam e norteiam as atividades educativas. “Ele serve como um guia”, diz a orientadora, “que ajuda a direcionar os professores nas práticas em sala de aula”.
É uma maneira integrada de abordar o ensino, para que as crianças se envolvam em projetos e atividades que conectam diferentes áreas do conhecimento, estimulando a reflexão, a discussão e a busca por soluções.
No Centro de Esporte e Educação, projeto fruto da parceria entre o Sesi e a Petrobras, os temas geradores integram o conhecimento de uma maneira abrangente e enriquecedora, facilitando o entendimento do mundo pelas crianças, em um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.
Tema Gerador: Guiando a Aprendizagem Infantil
Tema Gerador é uma estratégia metodológica que visa conectar diversos subtemas, sempre considerando a realidade dos alunos e seus conhecimentos prévios. Ele serve como base para as aulas em todas as oficinas do projeto, como Práticas Pedagógicas, Musicalização e Esporte e Cooperação. “A ideia é que cada professor explore o mesmo tema, adaptando-o à sua área específica de conhecimento”, explica.
Funcionam como pontos de partida que conduzem a uma investigação mais profunda, levando à descoberta de outros temas relacionados. “Quando os educadores definem o tema da aula, sabem direitinho o que vão ensinar e como vão fazer isso, o que dá um ponto de partida sólido para as atividades”, comenta.
“Por exemplo, no mês de maio, vamos trabalhar o Tema Gerador ‘Meio Ambiente’, com foco especial no subtema Horta, que será o ‘Tema de Aula’”, detalha. O objetivo é construir uma horta vertical usando garrafas PET, ensinando aos alunos a possibilidade de cultivar alimentos em espaços reduzidos. Também será feita uma composteira com materiais recicláveis.
Embora a maior parte do trabalho seja na Oficina de Práticas Pedagógicas, haverá integração interdisciplinar entre todas as oficinas. “Na Oficina de Esporte e Cooperação, planejamos uma trilha em um parque local, enquanto na Musicalização, vamos explorar músicas que reforcem o tema e construir instrumentos musicais com materiais naturais, além de explorar os diversos sons encontrados na natureza”, diz.
Colocando o Tema Gerador em Prática
Para começar a colocar o Tema Gerador em prática, o primeiro passo é entender o dia a dia dos alunos e a comunidade onde vivem. Isso significa observar o que acontece ao redor deles e pensar nos problemas ou desafios que enfrentam.
Depois disso, é importante conversar com os alunos. Através de conversas e debates, eles podem compartilhar suas experiências. É legal ouvir o que cada um tem a dizer sobre o desafio.
No Centro de Esporte e Educação, as atividades são estruturadas de forma diferente das escolas tradicionais. Em vez de disciplinas convencionais, temos Oficinas, como Oficina de Práticas Pedagógicas, Oficina de Esportes e Cooperação e Oficina de Musicalização. Essas oficinas são orientadas pela Metodologia de Ensino Sesi, que se baseia em desafios apresentados durante as Oficinas de Aprendizagem.
Nesse modelo, os alunos são desafiados a resolver problemas, utilizando suas competências e habilidades para encontrar soluções, sendo os protagonistas do processo de aprendizagem. “O envolvimento dos alunos na investigação dos desafios faz uma diferença enorme na motivação deles”, salienta a orientadora.
Com o tema principal selecionado, é hora de formular uma pergunta que represente o problema que desejam resolver. Essa pergunta deve ser aberta, não se limitando a respostas de sim ou não, e também não pode ser muito complicada, para que os alunos possam pensar em diferentes soluções com autonomia. “Quando os alunos encararam um problema ou uma pergunta desafiadora, são incentivados a encontrar soluções, o que estimula sua curiosidade e os motiva a participar ainda mais do processo de aprendizagem”, explica.
Eles trabalham em equipe para responder ao desafio definido na Oficina de Aprendizagem, a partir de um Tema Gerador. “A ideia é olhar para o desafio e tentar encontrar soluções em grupo, indo além do senso comum”, observa. O professor atua como mediador do conhecimento, em um processo interdisciplinar. Ao final, os alunos apresentam suas respostas ao desafio lançado.
Exemplos de Temas Geradores do Centro de Esporte e Educação
- Cidadania
- Meio ambiente;
Subtema ou Tema de Aula: Horta
- Cultura;
Subtema ou Tema de Aula: Orquestra Sinfônica
- Sustentabilidade;
Subtema ou Tema de Aula: Separação de Lixo, Brinquedos com Recicláveis
Dentro de cada um dos temas, será realizada a Oficina de Aprendizagem com um desafio para os alunos responderem.
Dúvidas sobre Tema Gerador
1. Como escolher um tema gerador?
Escolha temas que sejam relevantes para a realidade das crianças, que possam ser explorados de várias maneiras e que permitam a integração de diferentes áreas do conhecimento.
2. É possível aplicar temas geradores em qualquer idade?
Sim, os temas geradores podem ser adaptados para qualquer faixa etária, embora o foco e as atividades variem conforme o desenvolvimento das crianças.
4. Quais são os principais benefícios dos temas geradores?
O desenvolvimento integral da criança, maior engajamento e motivação para aprender, e a conexão do aprendizado com o mundo real são alguns dos benefícios.
5. Como lidar com a limitação de recursos?
Seja criativo! Utilize materiais recicláveis, explore o ambiente ao redor e incorpore atividades que não precisam de muitos recursos, mas que são ricas em aprendizado e experiência.
O Centro de Esportes e Educação é fruto da parceria entre o Sesi e a Petrobras, beneficiando 240 alunos em Araucária e Campo Largo. Saiba mais sobre essa iniciativa.