APOIO PARA A FAMÍLIA
O diagnóstico do câncer pode assustar toda a família. É preciso, porém, manter a tranquilidade e apoiar o paciente na busca de informações, questionando o médico sobre o prognóstico e as alternativas de tratamento.
Procure ajuda psicológica para todos os membros da família. A informação é uma grande aliada. Estimule o paciente a procurar terapias alternativas que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida, como acupuntura e o uso de fitoterápicos ? sempre com orientação do médico. Ajude a criar um ambiente positivo e otimista para o paciente.
APOIO PARA O PACIENTE
É natural que o diagnóstico do câncer assuste o paciente. Nesse primeiro momento, porém, é preciso buscar o máximo de orientação possível.
Seu médico o encaminhará para um oncologista ou para um hospital de referência da região, onde deverá ser possível sanar todas as suas dúvidas, questionar o médico sobre o prognóstico, alternativas e o que pode ser feito para ajudar o tratamento a dar certo.
É importante manter uma atitude otimista e é indicado procurar ajuda psicológica especializada.
Muitos hospitais têm equipes multidisciplinares, que contam também com nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais.
Terapias alternativas também ajudam na melhoria da qualidade de vida, como acupuntura e fitoterapia ? é importante que o médico saiba sobre o uso desses tratamentos.
Por lei, o paciente com câncer pode, entre outras coisas, sacar o dinheiro do FGTS (Fundo Garantidor do Tempo de Serviço), do PIS/Pasep, receber auxílio-doença e ter abatimento no Imposto de Renda.
Entre contato conosco e saiba como.