Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. No Brasil, são o motivo de 300 mil mortes por ano - um óbito a cada dois minutos. A mais comum é a doença das artérias coronárias, que pode ocasionar ataque cardíaco e outras condições graves.
A alimentação tem papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares. Consumir frutas e vegetais (de quatro a cinco porções diariamente), ingerir bastante água e fazer uma atividade física regular (30 minutos, três vezes por semana), além de evitar alimentos processados, como embutidos e enlatados, gorduras saturadas e trans e alimentos ricos em carboidratos refinados e açúcar, fortifica e protege o coração.
O consumo diário de frutas reduz o risco de doenças cardiovasculares em até 40% (Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia). Assim como o consumo de no mínimo 07 porções de frutas e vegetais por dia reduz o risco de morrer por qualquer causa e em qualquer idade em 42%. (Journal of Epidemiology & Community Health).
O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, disponibiliza soluções em promoção da saúde, como atividade física, oficinas e palestras sobre alimentação saudável, além de atendimento individual do industriário.