A avaliação em diferentes concepções pedagógicas
Pesquisar diferentes concepções de ensino e novas possibilidades para a avaliação
Objetivos do curso
A expressão “concepções
pedagógicas” significa “ideias pedagógicas”. A palavra pedagogia utilizada a partir das ideias
é o que define o modo de operar e de realizar o ato educativo no interior das escolas. Assim, as ideias pedagógicas
são reveladas como práticas educativas. Nesse sentido, aprofundaremos nossos estudos sobre a avaliação
a partir de duas concepções: a tradicional e a histórico-crítica.
Neste curso iremos pesquisar
diferentes concepções de ensino e novas possibilidades para a avaliação, refletindo acerca da
concepção tradicional, movimento escolanovista, histórico-crítica e portfólio de aprendizagem
em um contexto de avaliação contextualizada.
Conteúdo programático
• Concepção
tradicional
• Concepção histórico-crítica
• Portfólios de aprendizagem
Carga horária
4h
**Pré-matrícula e/ou matrícula sujeita a análise de crédito, no ato da sua efetivação.
***Os cursos possuem cargas horárias diferenciadas nos momentos presenciais e a distância, conforme opção escolhida.