A constituição teórica, histórica e política do campo de estudo da didática
Compreender o lugar da didática na formação do professor
Objetivos do curso
O estudo da Didática, suas concepções
e tendências é relevante não só para a prática do professor, mas principalmente para alcançar
o fim de todo e qualquer pensar sobre a educação, a aprendizagem do aluno. Para tanto, é necessário
que se conheça o caminho histórico que essa disciplina percorreu e como podemos garantir a apropriação
dos conteúdos por parte dos docentes de forma a garantir sua aplicabilidade e eficiência em sala de aula. Assim,
tomaremos como ponto de partida a evolução histórica da didática, na busca de trazer à
tona seu verdadeiro papel, que é a articulação da teoria com a prática em busca de um aprendizado
de excelência.
Neste curso iremos compreender o lugar da didática na formação do professor.
Conteúdo programático
• O percurso
histórico da didática.
• 1972 – pós-1964: a educação passa a ser vista
como prioridade, como fator de desenvolvimento e investimento individual e social.
• 1982 – Abertura pós-Ditadura:
necessidade em formar educadores críticos.
• 1985 a 1988: Dimensão política do ato pedagógico.
• 1989 a 1993: Organização do trabalho na escola.
• 1994 a 2000: Produção e sistematização
coletivas de conhecimento.
• Novas propostas para o processo de avaliação por desempenho
Carga horária
4h
**Pré-matrícula e/ou matrícula sujeita a análise de crédito, no ato da sua efetivação.
***Os cursos possuem cargas horárias diferenciadas nos momentos presenciais e a distância, conforme opção escolhida.