Avaliação no processo de ensino-aprendizagem como atividade política
Oportunizar a reflexão crítica e o debate sobre conceitos básicos do ato de avaliar
Objetivos do curso
A avaliação é uma das atividades
mais importantes do processo de ensino-aprendizagem do sistema educativo escolar e, ao mesmo tempo, a mais conflituosa. Isso
porque avaliar exige um “certo olhar” e uma ética, no que se refere à função de ensinar.
Nesse sentido, ao longo da disciplina, abordaremos a avaliação em três diferentes situações:
social, política e escolar, ou seja, a avaliação influencia e é influenciada por essas três
esferas da sociedade. Sendo assim, ao longo dos anos, a avaliação foi moldada por ideologias, abordagens e decisões
políticas no Brasil.
Neste curso iremos oportunizar a reflexão crítica e o debate sobre conceitos
básicos do ato de avaliar.
Conteúdo programático
• Atividades políticas na escola
• Avaliação como prática investigativa
• Avaliação como ferramenta para
a aprendizagem
Carga horária
4h
**Pré-matrícula e/ou matrícula sujeita a análise de crédito, no ato da sua efetivação.
***Os cursos possuem cargas horárias diferenciadas nos momentos presenciais e a distância, conforme opção escolhida.