No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada numa cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução da carga horaria diária de trabalho, equiparação de salários aos dos homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fabrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
No ano de 1901, durante uma conferencia na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica e, em 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações unidas (ONU).
Objetivo da data
O dia 8 de março não foi criado para comemorações, mas como um momento de reflexão e discussão sobre o papel da mulher na sociedade. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com a desvalorização e o preconceito para com a mulher.
Mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem com a violência masculina, salários baixos, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.
Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado. É importante que cada um de nós seja um disseminador dessa história e da importância do dia 8 de março na luta contra a violência contra as mulheres.
Iâ??m new to your blog and i really appreciate the nice posts and great layout.â??:::; ì??ì ? ì?¬ë¡¯ì?¬ì�´í?¸</a><br/>
Itâ??s actually a great and useful piece of info. I am glad that you shared this helpful info with us. Please keep us up to
date like this. Thanks for sharing. www.outsidemassage.com