Programa
de Gratuidade
do Sistema Fiep

O Sistema Fiep, por meio do Sesi e do Senai, oferece cursos gratuitos em diversas áreas, dando oportunidade de capacitação para quem precisa e promovendo inclusão e diversidade na indústria. Queremos construir um ambiente onde cada pessoa tenha a chance de prosperar, contribuindo assim para uma sociedade melhor.

Conheça mais sobre o Programa de Gratuidade do Sistema Fiep e transforme sua vida hoje mesmo.

Quem pode se candidatar?

Bolsista

Quem cursa ou cursou educação básica em escola pública, ou em instituições privadas na condição de bolsistas integral.

Beneficiários

Pessoas beneficiárias de vagas gratuitas nos serviços sociais autônomos.

Alunos

Alunos regularmente matriculados na educação básica na condição de articulação curricular com educação profissional.

CadÚnico

Pessoas que tenham registro ou sejam membros de família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico.

SENAI

Educação Profissional

Destinados a jovens e adultos em diferentes etapas da vida profissional, os Cursos Profissionalizantes do Senai oferecem capacitações rápidas, que facilitam a inserção no mundo do trabalho e auxiliam no desenvolvimento de carreiras em diversas áreas de atuação dentro da indústria.

Qualificação
Profissional

Com duração média de 2 a 3 meses, os cursos de Qualificação Profissional do Senai ensinam profissões reconhecidas pelo mercado de trabalho. São ideais para quem busca uma nova carreira na indústria ou ainda para quem está à procura do primeiro emprego.

Cursos
Técnicos

Os Cursos Técnicos do Senai ajudam as pessoas que já finalizaram ou estão finalizando o Ensino Médio a conquistar, em até dois anos, uma profissão valorizada pelo mercado de trabalho e um diploma que abre muitas portas na indústria.

Aperfeiçoamento
Profissional

Os cursos de Aperfeiçoamento Profissional do Senai possuem curta duração e são ideais para quem deseja ampliar, atualizar ou complementar as habilidades profissionais.

SESI

Educação de Jovens e Adultos

Além de estimular profissionais da indústria e jovens e adultos da comunidade a retomarem os estudos e completarem etapas importantes da Educação Básica, os programas educacionais gratuitos do Sesi no Paraná colaboram com o desenvolvimento de competências e habilidades requisitadas no mundo do trabalho e na indústria.

EJA - Ensino fundamental à distância (EAD)

Educação direcionada aos jovens, com 18 anos ou mais, que não conseguiram completar o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O tempo médio de conclusão é de dois anos. Durante esse período, são cursadas as disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História e Geografia.

EJA - Ensino Médio à distância (EAD)

Educação direcionada aos jovens, com 18 anos ou mais, que desejam retomar os estudos a partir do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano). O tempo de conclusão é inferior ao regular e varia conforme a quantidade de disciplinas a serem cursadas e a disponibilidade de tempo do aluno.

Educação Continuada

A Educação Continuada do Sesi no Paraná oferece cursos em diversas categorias para atualizar e instruir profissionais de indústrias de todos os portes e segmentos. São cursos, palestras, seminários, oficinas e ações educativas que levam mais conhecimento e capacitação para jovens e adultos.

Programas em parceria com a indústria

Teoria e prática em grandes empresas

Programa
Caminho da Profissão

O Senai e a Coamo se uniram para promover formação profissional em Auxiliar de Serviços de Panificação para diversas cidades do Paraná. Para quem mora nesses municípios e tem interesse nesta área, para participar é preciso ter idade a partir de 14 anos e atender aos critérios de gratuidade estabelecidos no formulário de inscrição.

Programa
Despertar Profissional

Esta parceria do Senai e Bosch tem o objetivo de mostrar como a tecnologia é utilizada na indústria com aulas práticas e visitas técnicas na fábrica. Com aulas ministradas por colaboradores da Bosch que já foram jovens aprendizes, o programa é voltado para jovens talentos com idade mínima de 14 anos e preferencialmente 60% das vagas são destinadas para público pertencente aos grupos minoritários como mulheres, pretos, pardos, indígenas e de vulnerabilidade social.

Escolas Móveis

Educação profissional por todo Paraná.

Aproveite a oportunidade de se qualificar gratuitamente e elevar suas competências profissionais sem precisar sair de sua região. Conheça as Escolas Móveis do Senai: qualificação profissional de alta qualidade por todo o estado do Paraná. Com equipadas com laboratórios e uma infraestrutura completa, essas unidades móveis garantem o mesmo padrão de excelência de ensino do Senai, atendendo à demanda de profissionalização até mesmo nos municípios mais distantes. 
Quero saber mais

Tire suas dúvidas

1. Os cursos são 100% gratuitos? Por que o Sistema Fiep oferta vagas gratuitas?

Por meio do Sesi (Serviço Social da Indústria) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Sistema Fiep oferta alguns serviços gratuitos para a indústria e a comunidade. Todas as iniciativas de Gratuidade do Sistema Fiep visam melhorar a vida das pessoas e fortalecer as indústrias paranaenses, democratizando o acesso à educação e a direitos fundamentais. Unindo formação empreendedora, professores experientes e unidades espalhadas por diversas cidades no Paraná, o Sistema Fiep prepara jovens e adultos para os desafios acadêmicos e profissionais.

O Sesi investe 33,33% da sua Receita Líquida de Contribuição Compulsória Geral para viabilizar as atividades de Educação, sendo a metade destinada para a oferta de vagas gratuitas nos Cursos de Educação Básica e Continuada e o Senai destina 66,66% da sua Receita Líquida de Contribuição Compulsória Geral para viabilizar a oferta de vagas gratuitas nos Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada.

Todas as vagas ofertadas em Gratuidade pelo Sistema Fiep são 100% gratuitas, inclusive a inscrição que não exige nenhuma taxa.

2. Quem pode se candidatar nas vagas gratuitas ofertadas pelo Sistema Fiep?

As vagas de gratuidade do Sesi são destinadas aos trabalhadores e seus dependentes, pessoas da comunidade com baixa renda que, preferencialmente, que venham da rede pública de ensino ou de instituições privadas de ensino na condição de bolsistas integral. Para a confirmação da matrícula é necessário o atendimento de todos os pré-requisitos, de acordo com os critérios de seleção.

As vagas de gratuidade do Senai são destinadas às pessoas de baixa renda, preferencialmente, trabalhadores, empregados ou desempregados, matriculados ou que tenham concluído a educação básica. Para a confirmação da matrícula é necessário o atendimento a todos os pré-requisitos, de acordo com os critérios de seleção.

3. É necessário comprovar minha renda para me inscrever em um curso gratuito?

Para vagas de Gratuidade Sesi

Atualmente, o processo de autodeclaração é realizado por meio do termo de aceite on-line, no Portal da Transparência (durante o ato de inscrição), sem a necessidade de assinatura do documento na unidade. Sendo assim, não é necessária a apresentação de nenhum documento com o objetivo de comprovar a renda do aluno, exceto para os alunos enquadrados nas situações* abaixo:

  • Pessoas que cursam ou cursaram educação básica em escola pública, ou em instituições privadas na condição de bolsistas integral;
  • Pessoas beneficiários de vagas gratuitas nos serviços sociais autônomos;
  • Alunos regularmente matriculados na educação básica na condição de articulação curricular com educação profissional;
  • Pessoas que tenham registro ou sejam membros de família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, regulamentado pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. Nesses casos o aluno deverá apresentar documento comprobatório da situação.

*Conforme Resolução do Conselho Nacional do SESI 0036/2014.

Para vagas de Gratuidade Senai

Atualmente, o processo de autodeclaração é realizado por meio do termo de aceite on-line, no Portal da Transparência (durante o ato de inscrição), sem a necessidade de assinatura do documento na unidade. Sendo assim, não é necessária a apresentação de nenhum documento com o objetivo de comprovar a renda do aluno.

4. Existe algum processo de seleção dos candidatos?

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, ou via processo seletivo quando for o caso. Fique atento ao nosso site da gratuidade pois todas as vagas serão divulgadas por aqui.

Obs.: Para alguns produtos do Senai a seleção dos candidatos é realizada pelas empresas (ex. Aprendizagem Industrial e Emprega Mais).

5. Quais documentos são necessários para inscrição?

De modo geral, no momento da inscrição o candidato deverá anexar, sob forma de fotocópia simples legível em qualquer um dos formatos: pdf; ppt; word; xls; pdf; pptx; doc; docx; xlsx; jpeg os documentos abaixo relacionados.

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência atualizado

*Caso seja menor de 18 anos, o candidato deverá anexar também o RG e CPF do responsável.

Para Cursos Técnicos também é exigido comprovante de matrícula no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos correspondente ao Ensino Médio, ou Histórico Escolar de Conclusão destes.

Não é necessária a apresentação de nenhum documento com o objetivo de comprovar a renda do aluno.

6. Se eu não tiver toda a documentação necessária para realizar a inscrição, posso fazer mesmo assim?

Caso não possua toda a documentação necessária para efetivar a sua inscrição, entre em contato com a secretaria da unidade em que pretende realizar o curso, para análise de viabilidade de efetivação da matrícula, ou ligue no (41) 3271-9138. 

7. Após a inscrição, preciso comparecer presencialmente na unidade para efetivar a matrícula?

A inscrição se refere apenas a uma pré-matrícula, o que não garante a vaga do candidato. Para garantir a vaga, o candidato deve entrar em contato com a unidade até a data definida conforme Comprovante de Inscrição, a fim de enviar e/ou validar a documentação necessária para efetivação da matrícula no curso e assinar o Contrato de Prestação de Serviços. Jovens menores de 18 anos, deverão ir acompanhados do responsável legal para assinatura do contrato educacional.

Caso o candidato não cumpra com o prazo estipulado, a unidade poderá ofertar a vaga para outro interessado.

Para alguns cursos, a unidade entrará em contato para informar a necessidade da formalização presencial para efetivação da matrícula.