Com plataforma inovadora, Renault apresenta case no primeiro dia da Jornada Digital

17/07/2019

No Brasil, existem 230 milhões de celulares ativos, segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, feita pela FGV-SP. Ao todo, são 120 milhões de usuários conectados por aproximadamente quatro horas diárias. O avanço da tecnologia e o aumento no número de usuários com acesso à internet possibilita que as pessoas resolvam problemas, se conectem e até façam compras de diversos produtos, até mesmo de um automóvel. Foi sobre isso que Caique Ferreira, diretor de comunicação da Renault do Brasil falou em sua palestra no primeiro dia desta edição Jornada Digital, evento promovido pelo Sistema Fiep, no Campus da Indústria, em Curitiba durante os dias 16 e 17 de julho.

De acordo com Caique, “não existe no mundo uma plataforma focada em venda de automóveis 100% online”. Foi pensando nisso que a Renault do Brasil lançou o K-Commerce. A ideia, inovadora e que agiliza o processo de compra, foi testada inicialmente no modelo de carro Kwid e os compradores puderam fazer a reserva do modelo através do site, pagando o valor de mil reais para garantir a reserva. “A plataforma superou nossas expectativas. Quem reservou o carro sabia apenas que era um modelo novo. A primeira venda aconteceu quatro minutos após o lançamento da plataforma. Além disso, 80% das reservas foram feitas via mobile”, explicou Caique na sua  palestra ‘K-com: Digitalizar para facilitar a vida do cliente’.

O objetivo de oferecer a população a possibilidade de comprar um carro 100% online é simplificar, digitalizar a acelerar a experiência do consumidor. No entanto, Caique garante que embora a plataforma ajude, o modo tradicional de se vender um automóvel ainda permanece. “Com o K-Commerce conseguimos mapear a jornada do cliente e oferecer mais uma opção de compra. Existem pessoas que vão iniciar a compra de forma digital e terminar numa concessionária e vice-e-versa”, afirma.

Em 2018 a Renault vendeu 67 mil veículos do modelo Kwid. Destes, 13 mil foram vendidos através do K-Commerce. A ideia agora é inserir novos produtos da marca na plataforma.

 

Qualificar para competir

A abertura da Jornada Digital foi realizada por Edson Campagnolo, presidente do Sistema Fiep e vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CBI), que enfatizou não só a importância das indústrias investirem em tecnologias inovadoras, mas na capacitação de pessoas para que elas estejam qualificadas e preparadas para entrar ou se manter no mercado de trabalho. “É fundamental que as pessoas se qualifiquem e mantenham-se atualizadas, pois o mercado é altamente exigente. O Sistema Fiep tem trabalhado neste sentido, não apenas qualificando por meio do Senai no Paraná, mas também investindo em empresas, por exemplo com o Edital Sesi Tech”, ressalta.

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, acontece a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresenta soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de segurança e saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.

CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da Jornada Digital do Sistema Fiep.