Empresas devem estar atentas às inovações

18/06/2019
Empresas devem estar atentas às inovações

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) mostra que, em uma década, a Indústria 4.0 deve atingir 21,8% das empresas brasileiras. De acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), indústrias que necessitam de alta tecnologia tiveram crescimento mais forte em 2017 que indústrias que necessitam de média ou baixa tecnologia.

Os dois estudos, somados, trazem informações relevantes para o futuro da competitividade: as indústrias devem estar atentas e atualizadas sobre o que diz respeito à tecnologia e inovação. Para garantir a sobrevivência frente à concorrência com competitividade, é de extrema importância traçar planos e objetivos a curto, médio e longo prazo. "A transformação digital é uma realidade em todos os setores: as fábricas estão mais inteligentes, os sistemas trocam dados em tempo real e as decisões se tornam mais rápidas", explica o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

E a tecnologia pode estar presente em várias etapas do processo produtivo, convertendo ideias e conhecimento em novos negócios, produtos e serviços que gerem valor econômico, social e ambiental concreto nas empresas. A educação também é muito importante neste cenário, na formação de um colaborador capacitado e proativo. "Além das empresas se adaptarem ao modelo, é preciso formar um novo profissional, por isso que é urgente que a educação esteja atrelada à revolução digital", finaliza Campagnolo.

Quer saber o que a transformação digital pode fazer pelos seus negócios? Clique aqui e faça já a sua inscrição para a Jornada Digital Sistema Fiep.