Passos essenciais para a atualização tecnológica

18/06/2019
Passos essenciais para a atualização tecnológica

Durante o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que aconteceu em junho de 2019 em São Paulo, 40 empresários e executivos contaram como fizeram a inserção de suas empresas na Indústria 4.0.

Vinicius Pereira, da Pipolândia, empresa familiar de Ananindeua (PA) que produz pipoca, salgadinhos e outros produtos, contou que sensores foram instalados em máquinas e passaram a emitir dados em tempo real, acompanhados por meio de smartphone ou tablet. "Agora eu sei que foram produzidos 4.700 pacotes de salgadinhos em uma máquina, ou seja, está na palma de minha mão. Isso para uma pequena empresa, é excelente", disse, mostrando seu celular à plateia. "Consigo verificar também os motivos de parada, você vai na raiz e elimina o problema. É ter uma gestão mais eficiente", completou.

"Quando a gente fala de Indústria 4.0 e digitalização, os empresários de pequenas empresas imaginam custos elevadíssimos e não é bem assim. Com um sensor de R$ 50 e um coletor de R$ 300, é possível ter informações superimportantes", falou o pequeno empresário.

 

O processo para atualização tecnológica inclui poucos passos:

1- Otimização de processos, por meio de técnicas de manufatura enxuta;

2- Digitalização, com o uso de sensores e análise de dados para compreender o funcionamento da fábrica;

3- Inovação, que permite à empresa manter-se competitiva ou ampliar sua fatia no mercado;

4- Qualificação de profissionais, pois sem funcionários preparados para lidar com as novas tecnologias é impossível realizar a atualização tecnológica de forma eficaz.

 Quer saber por que começar a transformação digital de sua empresa? Clique aqui