O setor automotivo no Paraná
Terceiro polo automotivo do país, possui um ecossistema de inovação latente na área
28/08/2023
O Paraná é hoje o terceiro principal polo automotivo do Brasil, que responde por cerca de 15% dos veículos produzidos no país. É também o estado que mais emprega no setor automotivo e de reparação de veículos na região Sul. Dados de 2020 e 2022 da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do Novo Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam o estado com mais de 63 mil postos de trabalho ocupados no setor (até agosto 2022), em mais de sete mil empresas especializadas (2020). Somente o setor de reparação automotiva responde por quase 24 mil empregos.
Já de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o total da frota nacional de leves eletrificados superou a marca dos 125 mil veículos em circulação no país desde o início da série histórica, em 2012. Em 2022, o mundo atingiu a marca de 17 milhões de veículos elétricos. O Paraná possui a 6ª maior infraestrutura de recarga de veículos elétricos no país e isso corresponde a 5% da infraestrutura nacional, o que indica que há muito espaço para melhorias.
Com um mercado crescente, principalmente por causa do compromisso climático nacional de reduzir as emissões de gases poluentes em 43% até 2030 – segundo o Climate Watch (IEA), em 2019 o setor de transportes representava 13,86% das emissões totais de CO² no Brasil – e de atingir a neutralidade climática até 2060, haverá cada vez mais necessidade da formação de pessoas para trabalhar não apenas nas linhas de frente das montadoras, mas, também, no setor da reparação automotiva.
O Senai do Paraná é pioneiro na capacitação profissional para veículos elétricos, tendo inaugurado a primeira escola voltada à temática em 2018, que atualmente é uma das três escolas da rede Senai que pode emitir certificação internacional para reparação de veículos de alta tensão em parceira com Instituto de Certificação Alemão (TÜV RHEINLAND).
Além disso, para reafirmar o protagonismo do Paraná no segmento automotivo, em breve, o Campus da Indústria receberá um dos cinco Centros de Educação em Hidrogênio Verde do Brasil. O início das atividades está previsto para dezembro, quando devem ser lançados cursos de aperfeiçoamento em hidrogênio verde. Para julho de 2024, deve começar a pós-graduação nessa área. Já no segundo semestre do ano que vem, cursos técnicos para capacitar profissionais que atuarão na cadeia produtiva de hidrogênio.