Programas de Prevenção e Assistência à Saúde
Ações voltadas à prevenção de doenças dos trabalhadores, reduzindo faltas e despesas desnecessárias com planos de saúde.

Empresas de todos os portes podem participar, cumprindo as regras previstas em Edital.
Se você deseja inscrever seu projeto, mas tem dúvidas sobre como participar, clique aqui e saiba mais.
Inserida na realidade da indústria 4.0, a plataforma digital multicanal Sesi Viva+ unifica todas as informações de segurança e saúde do trabalho, para que sua empresa tome decisões mais assertivas.
O ambiente único de dados possibilita a geração de informações qualificadas e estruturadas, além de estudos epidemiológicos para apoiar as indústrias na redução de riscos legais, na redução de custos com saúde e afastamentos, na prevenção de acidentes e aumento da produtividade no trabalho.
A plataforma também auxilia as empresas na organização das informações, englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, segurança e saúde no trabalho. Tudo isso de maneira integrada com as novas regras do eSocial.
Se sua empresa já utiliza a plataforma Sesi Viva+, confira aqui as dúvidas mais frequentes.
Orienta a correta implementação da ferramenta, mapeando e diagnosticando a aderência da empresa em relação ao cumprimento do eSocial.
O problema
O eSocial é uma plataforma do Governo Federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.
A plataforma disponibiliza serviços e facilidades que possibilitam ao empregador o cumprimento de algumas de suas obrigações trabalhistas e fiscais num canal único, de forma facilitada e bem intuitiva.
O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferta vários programas e serviços para auxiliar na implementação do eSocial.
Conheça todas as nossas soluções: |
Com ações preventivas que evitam os incidentes e aumentam a produtividade e a competitividade das indústrias.
O problema
Mais de 52 mil acidentes de trabalho acontecem no Paraná a cada ano. Isso coloca o estado em 4º lugar no ranking de acidentes de trabalho do Brasil. Além disso, o estado é o 3º colocado em mortes por acidentes laborais no país: são cerca de 270 pessoas por ano.
Conheça as soluções para evitar acidentes de trabalho: |
Uma avaliação dos prejuízos materiais e sociais sofridos pelo colaborador e a implementação de ações preventivas estão entre os procedimentos.
O problema
As doenças ocupacionais e os acidentes do trabalho apresentam um número significativo de adversidades laborais. São várias as justificativas para tais ocorrências, sendo que algumas estão ligadas diretamente ou indiretamente com a atividade exercida no trabalho.
O acidente do trabalho gera consequências de ordem material para o colaborador e comprova o nexo de causa e efeito, assim como a prejudicialidade que é a demonstração da espécie de dano sofrido.
A avaliação dos prejuízos sofridos pelo colaborador deve ir além da esfera material, recaindo também sobre as consequências sociais.
O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, possui uma série de ações que auxiliam sua empresa a evitar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.
Conheça todas as nossas soluções: |
É frequente colaboradores receberem alta médica pela Previdência Social, mas ainda estarem incapacitados de voltar ao trabalho. O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, faz a correta orientação.
O problema
Muitas vezes o colaborador, afastado pela Previdência Social, recebe alta médica mesmo incapacitado, ficando desamparado, sem meios para prover seu sustento. A jurisprudência trabalhista tende a concluir que é dever da empresa o pagamento dos salários após a alta médica, assim como a reinserção no ambiente laboral.
O processo de readaptação funcional dentro da empresa é multiprofissional e não pode agravar o quadro clínico do colaborador e cabe ao empregador buscar funções compatíveis com o novo estado de saúde do trabalhador.
O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferece vários serviços que auxiliam as empresas na reinserção do colaborador no ambiente laboral.
Conheça todas as nossas soluções: |
Seja qual for o motivo do afastamento, é importante promover a reinserção dos colaboradores no ambiente laboral e implantar medidas preventivas para a eliminação dos fatores de riscos.
O problema
Selecionar pessoas afastadas pelo INSS com patologias diversas, mas principalmente as decorrentes do trabalho, e promover a reinserção dessas pessoas no ambiente laboral é cada vez mais recorrente para as empresas.
Uma das ações do Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, é contribuir para a recuperação dos colaboradores afastados do trabalho e promover a implantação de medidas preventivas que resultem na redução ou até mesmo na eliminação dos fatores de riscos relacionados ao trabalho.
Conheça todas as nossas soluções: |
Programas educativos, mudanças de hábitos e, principalmente, a realização de exames clínicos periódicos ajudam as empresas na gestão.
O problema
O absenteísmo, ou a falta ao trabalho motivada por problemas de saúde, é um dos grandes problemas no dia a dia das indústrias, pois impacta diretamente a produtividade empresarial e a qualidade de vida do colaborador.
Com ações simples e preventivas, é possível reduzir o índice do absenteísmo. O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferta muitas delas.
Conheça todas as nossas soluções: |
Gerir os afastamentos relacionados ao FAP e ao NTEP minimiza custos previdenciários.
O problema
O Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) é uma metodologia que identifica quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional pelo INSS no Brasil. Já o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) acarreta um valor maior para as empresas que tenham mais acidentes e afastamentos.
Por isso, mais do que controlar atestados médicos, a gestão do afastamento relacionado ao FAP/NTEP objetiva minimizar as repercussões negativas das medidas previdenciárias.
Sendo assim, toda gestão de afastamento deve procurar diminuir a possibilidade da concessão dessa espécie de benefício, seja atuando na fonte dos problemas ou documentando o afastamento inevitável, gerando comprovações úteis para fornecer ao perito médico da Previdência, auxiliando-o a analisar se o evento é ou não acidentário, seja pelo nexo causal ou epidemiológico.
Saiba como diminuir as repercussões negativas do NTEP/FAP com as soluções do Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná: |
Ter um assistente técnico com a crescente demanda de reclamatórias trabalhistas é fundamental para as empresas.
O problema
Apesar de a reforma trabalhista ter diminuído o número de reclamatórias, elas ainda são frequentes. Por isso, ter um assistente técnico dentro das empresas pleiteando a reparação por doença laboral, acidente do trabalho e adicionais de insalubridade e periculosidade é uma ação cada vez mais necessária, pois o profissional dá um importante auxílio ao corpo jurídico das empresas, realizando a análise inicial da demanda com a verificação de chances de sucesso das partes.
O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferece diversas opções que ajudam as empresas na contratação de assistente técnico diante de reclamatórias trabalhistas.
Conheça todas as nossas soluções: |
É muito importante reintegrar os colaboradores a seus ofícios, dando suporte quanto à conservação auditiva e impedindo, assim, um desequilíbrio socioeconômico.
O problema
Infelizmente, o exame admissional tem sido utilizado para impedir o acesso de indivíduos com perda auditiva ao emprego. Por isso, é muito importante absorvê-los e reintegrá-los a seus ofícios, dando suporte quanto à conservação auditiva e impedindo, assim, um desequilíbrio socioeconômico.
Esse fato é perfeitamente visível quando se acompanha a conquista de um novo emprego pelo candidato, que ganha também autoestima, sustento e a responsabilidade de garantir uma formação digna e consciente aos seus dependentes.
O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferta uma série de ações e programas para o melhor desempenho da gestão dos trabalhadores portadores de perdas auditivas.
Conheça todas as nossas soluções: |
Segundo a lei nº 8.213/91, empresas com mais de cem colaboradores devem designar um percentual do seu quadro de funcionários para as pessoas com deficiência.
O problema
A Lei nº 8.213/91, em seu artigo 93, e o Decreto nº 3.298/99, em seu artigo 36, estabelecem que empresas com cem ou mais empregados são obrigadas a preencher um percentual de seus cargos com beneficiários da Previdência Social, reabilitados ou com pessoas com deficiência habilitadas.
O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, possui várias ações para ajudar as empresas na inclusão e no enquadramento de funcionários PCDs (pessoa com deficiência).
Conheça todas as nossas soluções: |
Com prevenção e acompanhamento clínico especializado, é possível identificar com antecedência alguns casos.
O problema
Os transtornos mentais respondem pela terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com levantamentos realizados pela Previdência Social de 2008 para cá. Essas doenças ficam atrás apenas das do sistema osteomuscular, caso da Lesão por Esforço Repetitivo (LER), e das lesões traumáticas.
Entre os males, os mais comuns são depressão, ansiedade, síndrome de burnout (esgotamento) e perturbações originadas pelo consumo de substâncias psicoativas, como álcool, maconha e cocaína.
O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferece diversas opções para sua empresa diminuir os afastamentos por transtornos mentais.
Conheça todas as nossas soluções: |
Programas específicos auxiliam os colaboradores de acordo com as normas reguladoras.
O problema
Trabalhadores que atuam em altura superior a dois metros devem receber capacitação específica.
O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferece diversas opções para empresas com colaboradores que atuam acima de dois metros de altura:
Conheça todas as nossas soluções: |
Existem novas ferramentas de trabalho que atendem às necessidades da área trabalhista e previdenciária.
O problema
O aumento da fiscalização por parte da Receita Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego, aliado às necessidades das empresas em diminuir seus custos de mão de obra, eliminar riscos na contratação e cumprir com a legislação trabalhista e previdenciária, tem feito as organizações buscarem novas ferramentas de trabalho para atender às necessidades tanto da área trabalhista quanto da previdenciária.
O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, auxilia sua empresa a atender todas as exigências trabalhistas e previdenciárias:
Conheça todas as nossas soluções: |