
O que é?
Anexo ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o PPPA tem como objetivo monitorar possíveis danos à saúde auditiva do trabalhador, em especial os que se encontram expostos a níveis de ruído com dose superior a 0,5 (80 dB (A) para jornada de 8 horas e/ou à exposição de produtos químicos, vibração e outros agentes que possam afetar a audição.
Como funciona?
O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, atua diagnosticando, prevenindo e controlando as perdas auditivas induzidas por níveis de pressão sonora elevados, auxiliando as empresas a cumprirem com a legislação vigente minimizando demandas judiciais nas esferas trabalhista, cível e criminal.
Serviços ofertados:
- Identificação e avaliação dos riscos para a audição.
- Indicação de medidas de controle da exposição ao risco - coletivas e individuais.
- Avaliação e monitoramento audiológico dos trabalhadores expostos aos ruídos.
- Realização de ações educativas e de prevenção.
Vantagens para a empresa:
- Diminuição da fadiga do trabalhador e consequente melhoria da sua qualidade de vida, que pode refletir na sua produtividade, e redução do risco de acidentes.
- Melhoria da comunicação interpessoal do trabalhador, que facilitam as relações de trabalho.
- Diminuição do estresse, doenças cardiovasculares, entre outras, que podem ser causadas por exposição excessiva a ruídos.
- Realização de ações educativas e de prevenção.
- Redução de gastos futuros com possíveis pagamentos por indenizações.
Para quem é destinada?
- Indústrias cujos trabalhadores estão expostos a fatores de riscos que podem afetar a audição, como: ruídos, produtos químicos e vibrações.